Manual de Ensino a Distância

  • Apostila disponibilizada pelo Objetivo
  • Smartphone ou notebook com acesso à internet
  • e-mail do Google (gmail)
  • Google Classroom
  • Conteúdo on-line do Objetivo
  • Área restrita do site do Argumento
  • Plataforma Zoom de videoconferência
  1. Observar a sugestão de horário de estudos no Anexo 2.
  2. Antes de iniciar o estudo de uma disciplina, verificar, no Classroom, as orientações daquele professor no Roteiro da Semana.
  3. Seguir o roteiro do professor, que poderá sugerir material da área restrita do site do Argumento, vídeos do Conteúdo on-line do Objetivo e também o uso da apostila.
  4. Esclarecer as dúvidas diretamente com o professor, pelo mural do Classroom ou por videoconferência no Zoom.
  5. Fazer a tarefa solicitada, e entregá-la seguindo o procedimento para entrega de tarefas.

Google Classroom

  • Acessar o site https://classroom.google.com
  • Colocar, no login, seu endereço eletrônico (e-mail) do Google (gmail).
  • Colocar a sua senha do
  • Clicar no sinal “+” no canto superior direito da tela.
  • Clicar em “participar numa turma”.
  • Será aberta uma tela para você digitar o “código da turma”.
  • O código da turma está na área restrita do site do Argumento.

IMPORTANTE: No Brasil, a idade mínima para gerenciar a própria conta do Google é 13 anos. Sendo assim, os pais de alunos com menos de 13 anos devem criar a conta por eles. Sugerimos uma conta separada da que os pais eventualmente já tenham em seus nomes, e que, na foto de perfil, seja colocada uma foto de rosto do aluno (sem óculos de sol, boné etc., de modo que os professores possam reconhecê-lo).


 

Conteúdo on-line do Objetivo

Credencial Convênio Objetivo
Login 83870 + nº de prontuário da escola
Senha 83870 + nº de prontuário da escola
  • Opcionalmente, o mesmo conteúdo pode ser acessado baixando gratuitamente o aplicativo do OBJETIVO pelo celular.

ATENÇÃO: Essas senhas são geradas pela Central do Objetivo. Caso haja problema de acesso, a Central faz a manutenção, mediante comunicação do Colégio Argumento. Considerando a situação de exceção que estamos vivendo, imaginamos que essa manutenção possa demorar demais. Sendo assim, em caso de problema de acesso, um colega pode usar login e senha de outro, sem nenhum problema ou comprometimento, já que se trata de plataforma de consulta a material, e apenas isso.

http://www.argumentocolegio.com.br/arquivos/classroom.png


 

Área Restrita do site do Argumento

  • Acessar o site https://www.argumentocolegio.com.br/
  • Clicar em “área restrita” e, em seguida, em “alunos e pais”.
  • Em usuário, colocar o número do prontuário do aluno.
  • A senha é a que entregamos em sala para os alunos, composta pelo 2º, 3º, 4º e 5º algarismos do CEP informado no momento da matrícula. Por exemplo, se o CEP for 03807-000, a senha será 3807.
  • Entrando na área restrita, no menu superior, em “EaD” estão disponíveis os códigos de turma (senhas) para acessar as salas de aula virtuais do Google Classroom.
  • Ainda no menu superior, em “Downloads” pode haver materiais disponibilizados pelos professores.


 

Zoom

  • Acesse https://zoom.us/join ou, se preferir, baixe o software do Zoom em https://zoom.us/download
  • Caso tenha escolhido baixar o software – opção que achamos melhor –, faça download do “Zoom Client for Meetings” (inglês) ou “Cliente Zoom para Reuniões” (português).
  • A seguir, clique em “Join a meeting” (inglês) ou “Entrar em uma reunião” (português), localizado no topo da página.
  • Em seguida, digite o número de ID enviado pelo seu professor para entrar na sua sala virtual.

  • O aluno (ou seu responsável) deve pegar, na área restrita do site do Argumento, as senhas para as salas de aula virtuais do Google Classroom.
  • Ao entrar na sala de aula virtual do Classroom, o aluno precisa, obrigatoriamente, colocar o seu NOME COMPLETO e uma FOTO DE ROSTO, para que o professor possa identificá-lo.
  • No final deste manual, no Anexo 1, há tabelas com as disciplinas oferecidas pela Escola na modalidade EaD e seus respectivos professores.
  • É de inteira responsabilidade do aluno e de seus pais o ingresso na sala de aula virtual.
  • Não é permitida a presença de familiares nas salas (os pais podem acompanhar todas as atividades estando ao lado do filho, fisicamente, mas sem entrar virtualmente nas salas).
  • Em todas as salas virtuais estará presente, além do professor da disciplina, um Assistente de Coordenação, que será responsável pelo controle de frequência (alunos que não realizarem a tarefa solicitada em uma determinada aula ficarão com FALTA naquela aula) e também pelo acompanhamento da disciplina na sala.
  • Entendemos que, neste momento, o ambiente virtual do Classroom é uma extensão do ambiente escolar. Sendo assim, serão considerados atos de indisciplina qualquer tipo de ofensa a colega ou professor, uso de “palavrões” ou atitude que possa ser considerada agressiva. Nesses casos, seguiremos o Regimento Escolar, podendo o aluno receber desde uma advertência por escrito até uma suspensão das atividades virtuais.
  • As AVALIAÇÕES poderão ser baseadas na participação do aluno no MURAL, na frequência aos PLANTÕES DE DÚVIDAS e na entrega das TAREFAS.
  • Os professores disponibilizarão um ROTEIRO para cada semana de estudos. Basta seguir as instruções desse roteiro e fazer as tarefas que estiverem ali indicadas.
  • Os roteiros serão postados às segundas-feiras, e as tarefas deverão ser entregues até o sábado seguinte às 18h.
  • As atividades de EaD estão organizadas por semana, da seguinte forma:
Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 . . .
23 de março 30 de março 4 de maio 11 de maio . . .
  • É importantíssimo que os alunos (ou os pais, no caso de alunos menores) façam um cronograma de estudos em casa, distribuindo os afazeres das diversas disciplinas pela semana toda, respeitando a rotina da casa e a individualidade do próprio aluno.
  • No Anexo 2 há uma sugestão de cronograma de estudos e o horário das aulas pelo Zoom.
  • No dia 1 de maio, sexta-feira, haverá reuniões dos alunos com a Coordenação, pelo Zoom (os horários das reuniões e os identificadores das salas de videoconferência estão no Anexo 3).
  • Havendo dúvidas, o aluno pode postá-las no MURAL da sala virtual, e o professor, quando acessar a sala, responderá.
  • Se preferir uma interação on-line (em tempo real) com o professor, basta entrar na sala virtual no horário do PLANTÃO DE DÚVIDAS ou então conversar diretamente com ele por videoconferência pelo Zoom.
  • No roteiro da semana, os professores informarão os horários dos Plantões.

Há quatro modalidades de tarefas que poderão ser solicitadas pelos professores:

  • Tarefas manuscritas: deverão ser fotografadas e enviadas por e-mail (JPG ou PDF).
  • Tarefas digitadas: deverão ser enviadas em arquivo com extensão PDF por e-mail.
  • Tarefas do tipo QUIZ: serão feitas na própria sala virtual do Classroom.
  • Redações: deverão ser digitadas na Folha de Redação (Anexo 4) e enviadas por e-mail.

Tarefas manuscritas, tarefas digitadas e Redações não podem ser entregues pelo Classroom.

Nas tabelas do Anexo 1 estão os endereços de e-mail para entrega de tarefas e redações.

Ao enviar o e-mail com a tarefa anexada:

  • No assunto, coloque o nome da disciplina, o nome do professor e o número da semana a que se refere a tarefa (Exemplo: Biologia – Prof. Antônio – Semana 3).
  • No corpo da mensagem, coloque seu nome completo, prontuário e turma.
  • Não se esqueça de anexar a sua tarefa (arquivo com extensão PDF).

Enquanto estivermos com aulas na modalidade de EaD, os alunos ou seus responsáveis poderão fazer contato com a Coordenação exclusivamente pelos e-mails institucionais.

 

Problemas técnicos:

Francisco (francisco@argumentocolegio.com.br, WhatsApp 99397-6624)

Marcelo (marcelo@argumentocolegio.com.br, WhatsApp 98883-4290)


Coordenação Geral do EaD:
Alexandre (alexandre@argumentocolegio.com.br)

 

Direção do Colégio Argumento: direcao@argumentocolegio.com.br

 

Para os pais e alunos que sentirem necessidade de um atendimento diferenciado para dirimir dúvidas de acesso às plataformas, pedimos que façam contato por WhatsApp com o Francisco ou com o Marcelo, que oferecerão uma solução de atendimento individual.

A situação de exceção que estamos vivendo nos coloca diante do imenso desafio do Ensino a Distância na Educação Básica. Não será fácil, muito menos perfeito.

Nossos alunos precisam continuar estudando TODOS OS DIAS.

É natural que, inicialmente, nem os professores nem os alunos tenham desembaraço (naturalidade) em lidar com essa nova forma de ensino-aprendizagem. É fundamental que os pais compreendam que essas novas atividades sofrerão uma evolução natural.

Entendemos que não há plataforma virtual que substitua uma aula presencial de qualidade, e, por isso mesmo, precisamos do apoio incondicional das famílias. O incentivo dos pais é importantíssimo. Precisamos que acompanhem os estudos dos filhos, pois estamos temporariamente impedidos de fazê-lo fisicamente, como temos feito, com grande satisfação, nos últimos 35 anos.

Há atividades escolares em dois períodos, a saber:

  • TURNO (período em que o aluno tem aulas): 4 aulas de 60 minutos por dia, nas quais o aluno pode ter interação on-line com o professor – aulas por videoconferência pelo Zoom.
  • CONTRATURNO (período oposto ao que o aluno tem aulas): 2 horários de estudo de 60 minutos por dia, nos quais o aluno fará tarefas e revisará a matéria, podendo ter interação off-line com o professor – pelo mural do Classroom.

 

HORÁRIO DAS AULAS:

1º ano do E. Fundamental

2º ano do E. Fundamental

3º ano do E. Fundamental

4º ano do E. Fundamental

5º ano do E. Fundamental

6º ano do E. Fundamental

7º ano do E. Fundamental

8º ano do E. Fundamental

9º ano do E. Fundamental

1ª série do E. Médio

2ª série do E. Médio

3ª série do E. Médio

O download da Folha de Redação pode ser feito clicando aqui.

Após preencher o cabeçalho da Folha e digitar a redação, o aluno deve salvar o arquivo em PDF para enviá-lo por e-mail.

Para baixar o Manual de EaD em PDF, aponte sua câmera para o QR Code abaixo ou clique nele.

É natural que a grande quantidade de informações deste manual possa, num primeiro momento, parecer um obstáculo intransponível para algumas pessoas. Mas, baseados na experiência de EaD que tivemos no final de março, observamos que muitos alunos e pais se familiarizaram com o processo com relativa rapidez. O desembaraço, evidentemente, ocorre com o passar do tempo. Não se esqueça de que estamos ao seu lado, tanto por meio da Coordenação como também do Suporte Técnico.